terça-feira, 13 de maio de 2008

Parabéns Praia, por 150 anos de Cidade!




Acenderam-se no passado dia 29 de Abril cento e cinquenta velas em comemoração dos 150 anos da Praia como Cidade.


Idade linda, marcada por altos e baixos, é claro, mas acima de tudo marcada pelo crescimento, pelo desenvolvimento, acabando por firmar e afirmar-se como Capital não só de Santiago mas também de Cabo Verde.


O crescimento da Praia é hoje visível, notório e hoje a Praia é verdadeiramente cosmopolita, a Praia é feita de gentes de todas as Ilhas, todos os Concelhos, de todas as Ribeiras e Cutelos deste País.
Efectivamente, em paralelo com o crescimento e desenvolvimento da Praia, alguns males sociais e não só, também acoplaram na Praia. Felizmente os aspectos positivos são incomparavelmente superiores aos aspectos negativos: por exemplo no campo social houve uma elevada melhoria do nível de vida, que vai desde a saúde, educação, lazer, …, mas também no aspecto económico o salto foi qualitativo tendo o Porto da Praia e o Aeroporto da Praia contribuído significativamente para este salto.


Estes dois aspectos fizeram com que as condições para que um tecido empresarial empreendedor e forte se desenvolvesse, aumentando significativamente as taxas de emprego e elevar o nível de vida dos Praienses para patamares superiores.
Assim a Praia não é só Capital Política, mas também ela é a Capital económica, financeira e até cultural.


Do ponto de vista turístico são conhecidos as potencialidades da Praia e além das infra-estruturas disponíveis, estão em construção várias unidades como Santiago Golf Resort, e Sambala, só para citar as mais importantes. Não se pode deixar de referir ao aparecimento de novas urbes nobres, modernas e de alto nível nesta Cidade, como são os casos de Cidadela, Ondas do Mar, Capital Country Club, Impérios, …


Não restam dúvidas que a Praia vai alcançar as metas que se propõem no que diz respeito ao seu crescimento e desenvolvimento cada vez mais sustentado. Para isso vai aguardar a aprovação do seu Estatuto Especial, que esperemos seja para breve.


A abertura para as comemorações começaram no dia 11 de Abril e o Desporto, Teatro, Gastronomia e Lançamento de livros foram os pratos mais fortes. No entanto o auge das comemorações só veio com a “Semana Cultural Riba Praia”, que teve lugar de 17 a 22 de Abril, com actividades como a música, dança, acrobacias, gastronomia, exposições, … que proporcionaram aos Praienses momentos de verdadeira confraternização e relaxamento.


Por tudo isto, obrigado Praia por seres a nossa Cidade, por seres o nosso albergue e por seres a nossa sempre Capital.

Sem comentários: