terça-feira, 11 de março de 2008

Governo vai aumentar pensão social minima


O Governo vai aumentar, ainda no decorrer desta legislatura, a pensão social mínima (PSM) de 3.150$00 para
5.000$00, pensão essa que beneficia actualmente cerca de 20 mil indivíduos a nível nacional.
O anúncio foi feito pelo chefe do executivo, José Maria Neves, durante o recente comício em S.Vicente. A intenção, conforme fontes do governo, é universalizar, até 2011, essa prestação a todos os pobres com mais de 60 anos de idade.

José Maria Neves explica que a decisão foi tomada na sequência dos compromissos assumidos publicamente pelo seu governo e também traduz a preocupação do mesmo em melhorar as condições dos que carecem de um rendimento mínimo para a sua sobrevivência.

Segundo o Ministro do Trabalho, Família e Solidariedade, Sidónio Monteiro, a intenção é de aumentar gradualmente a PSM de 3.150$00 para 5000$00. O que significa também um aumento do montante actual de 65 mil contos para uma verba mensal de 104 mil contos em pensões. Sidóneo Monteiro acrescenta ainda que esta directiva já está a ser implementada, neste momento, em muito dos 22 municípios de Cabo Verde.
O governante garante ainda que se vai adicionar às pensões os 2.5%de aumento concebidos a nível de administração pública, passando os beneficiários a receber 3.780$00.

Cabo Verde conta, neste momento, com um total de 20.780 pensionistas. Destes, 12.740 recebem a Pensão Social da Solidariedade (PSS) através dos Correios de Cabo Verde enquanto que os restantes 8.040 recebem a PSM através do Ministério das finanças. O Centro Nacional das Pensões, presidido por René Ferreira é quem gere esse serviço.

2 comentários:

Eu disse...

mesmo nao vivendo ai nem sendo cabo verdiano adoro saber coisas sobre os outros paises. bonito blog muita informaçao.
Passe tb no meu obrigado

Unknown disse...

Bali Miguel, bu valoriza informason. Kel ki sai na impressu detona i dexa um impresson di mizeria.

bom post.
Kanpion